Déficit calórico, emagrecimento e efeito platô | Uniguaçu Déficit calórico, emagrecimento e efeito platô | Uniguaçu

Déficit calórico, emagrecimento e efeito platô

Postado em 19/01/2026 às 15h:00

DÉFICIT CALÓRICO não é estratégia de emagrecimento, é uma condição necessária para perder gordura.
A FREQUÊNCIA das refeições não faz diferença no emagrecimento.
Maior frequência das refeições não acelera o metabolismo e nem garante mais saciedade.
JEJUM INTERMITENTE pode facilitar a adesão ao déficit calórico para alguns indivíduos, mas não faz perder gordura sem déficit calórico.
QUEIMAR gordura (usar a gordura como fonte de energia) é diferente de PERDER gordura (emagrecimento).

Uma dieta LOW CARB pode fazer o corpo queimar mais gordura que uma dieta com mais CARBOIDRATOS, mas se a dieta low carb for rica em gorduras, boa parte da gordura utilizada como fonte energética será reposta pela alimentação.

O EXERCÍCIO AERÓBICO de baixa a moderada intensidade também faz o corpo utilizar uma proporção maior de gordura durante o exercício, mas isso não importa para o emagrecimento, pois essa gordura é reposta pela alimentação na ausência de DÉFICIT CALÓRICO.

No longo prazo a QUALIDADE da dieta influencia na quantidade das calorias. É possível perder gordura mesmo comendo doces e fast food, mas esses alimentos hiperpalatáveis dificultam a manutenção do DÉFICIT CALÓRICO, principalmente quando o APETITE aumenta.

Alimentos específicos e padrões gerais de dieta, em vez de nutrientes isolados, são mais relevantes para controle do peso e melhora da saúde metabólica. A qualidade da dieta influencia diversas vias relacionadas à homeostase do peso, incluindo saciedade, fome, recompensa cerebral, respostas de glicose-insulina, lipogênese hepática, composição corporal e também o microbioma.

Quanto mais gordura um indivíduo precisa perder, maior será o aumento da FOME, por isso é extremamente difícil voltar a ser eutrófico para quem ganhou muita gordura.

Para cada 1 kg de perda de peso, o metabolismo (gasto energético) reduz ~25 kcal e a FOME aumenta ~100 kcal.

O PLATÔ no EMAGRECIMENTO acontece principalmente pela dificuldade em manter a adesão à dieta e não pela redução do metabolismo.

Conteúdo escrito por:  Me. Dudu Haluch
Professor coordenador dos cursos de pós-graduação em Emagrecimento e MetabolismoNutrição Esportiva na Faculdade UNIGUAÇU.

E tem mais… quer receber uma aula sobre Nutrição para Hipertrofia ministrada pelo Me. Dudu Haluch 100% gratuita?

Pode te interessar também: Fisiologia do Emagrecimento com Dudu Haluch


Compartilhe:

Veja também

Quais os efeitos do uso da Tremb...

A trembolona em mulheres é um composto anabólico potente, conhecido por promover significativo ganho de massa muscular e desempenho físico.

O que faz um nutricionista espor...

Um nutricionista esportivo avalia, planeja e ajusta a alimentação para melhorar performance, recuperação e composição corporal.

Os maiores nomes do Mr. Olympia

O Mr. Olympia é um dos eventos mais icônicos do fisiculturismo e atrai os melhores atletas do mundo para os seu palco.