Qual é a importância da preparação física? | Faculdade UNIGUAÇU Qual é a importância da preparação física? | Faculdade UNIGUAÇU

Preparação física e sua importância na prática esportiva

Postado em 18/10/2023 às 10h:00

A graduação de Educação Física é uma formação que possibilita ao formando trabalhar em inúmeras áreas, uma delas é a preparação física. 
A preparação é uma etapa importante, tem como finalidade preparar o corpo, tanto para melhorar a condição física, como para conquistar algum objetivo ou resultado desejado, assim ela faz parte de muitas práticas esportivas, porque ajuda o atleta a adquirir habilidades essenciais para determinados esportes, o que consequentemente proporciona um melhor resultado.  

Independente da atividade física seu corpo precisa estar preparado para se movimentar e para isso, o preparador físico tem como função montar um plano de preparação estruturado e pensado especialmente para a pessoa que deseja atingir um determinado resultado, procurando seguir suas limitações e condições físicas. 

A preparação potencializa a resposta do corpo diante da atividade física, assim é possível adquirir diversos benefícios, como por exemplo: 

  • Prevenir lesões;
  • Melhora a qualidade do movimento;
  • Torna o treino mais eficiente;
  • Proporciona mais mobilidade e resistência;
  • Aumenta a estabilidade, força e potência.

Isso tudo só é capaz com uma boa sequência de exercícios, pensado e estruturado por um bom profissional, o que consequentemente irá proporcionar ao praticante menos dores e desconfortos durante os treinos.

Portanto, vale ressaltar a importância de se ter o acompanhamento de um profissional capacitado para garantir o melhor desempenho, por isso listamos as vantagens que pode ser adquirido com o auxílio de uma pessoa especializada, são elas:

1 – No início, realizar avaliações é importante, pois irá nortear a conduta do preparador (essa etapa pode conter a avaliação de mais de um profissional);
2 – O preparador vai te ajudar na sua rotina, encaixando as atividades com os seus afazeres;
3 – O profissional deve montar um plano de ação, a partir de suas necessidades e condições;
4 – Monitorar sua evolução de tempos em tempos faz parte do processo e é importante para que tudo seja adequado sempre ao seu dia a dia.

Em suma, esse profissional é responsável por promover a saúde e o bem-estar de seus clientes, adaptando programas de exercícios às necessidades individuais, monitorando o progresso e motivando-os a atingir seus objetivos. Além disso, deve estar atualizado com as últimas tendências e descobertas no campo da saúde e do fitness.

Leia também: Qual é a função de um personal trainer?

Compartilhe:

Veja também

Índice de massa corporal (IMC), ...

A aplicabilidade do cálculo e uso do IMC é mais populacional, ou seja, para avaliar indivíduos que se assemelham a grande parte da população.

Por que não comer assistindo TV?

O ambiente e a forma como você realiza as refeições podem influenciar na quantia que irá ingerir, bem como a forma como você se alimenta.

O que é a ozonioterapia?

A ozonioterapia é um procedimento alternativo e complementar que utiliza o ozônio medicinal para tratar algumas patologias.