Importância e benefícios dos alongamentos
Postado em 19/02/2024 às 09h:00
Durante a semana, quantas vezes você se alonga? Não vale mentir!
Se você acha que praticar alongamentos é importante somente antes de realizar qualquer atividade física, durante a leitura desse texto vamos te mostrar que a prática vai muito além disso.
É comum ouvir falar sobre a importância do alongamento antes dos esportes, pelo fato do mesmo preparar o corpo para receber uma atividade física que consequentemente exige muito do corpo. O que acaba deixando de lado o fato dos benefícios que eles oferecem à saúde e ao corpo no geral durante o dia a dia.
Os alongamentos são essenciais para aumentar os movimentos e a flexibilidade, sem contar que é uma ótima maneira de começar uma atividade física, pois evita lesões e dores musculares após o treino. Para o cotidiano essa prática é importante tanto para os atletas, quanto para as pessoas que não praticam esporte, pelo fato de prevenir futuros problemas ortopédicos e dores musculares.
Ou seja, os alongamentos não são necessários somente para os atletas, é recomendado antes de qualquer atividade física, seja para uma maratona ao ar livre, uma caminhada na esteira dentro da sua casa ou até mesmo somente para movimentar o corpo antes do trabalho.
Benefícios dos alongamentos para a saúde corporal
Se explica a importância dos alongamentos por meio dos inúmeros benefícios que ela proporciona ao organismo, como:
✔️ Melhora a postura;
✔️ Evita lesões musculares;
✔️ Aumenta a flexibilidade;
✔️ Ativa a circulação sanguínea;
✔️ Alivia a tensão muscular;
✔️ Proporciona a sensação de relaxamento;
✔️ Aumenta a qualidade de vida.
Tipos de alongamentos
Se engana quem pensa que o alongamento se trata apenas de esticar as pernas, mãos, braços ou pés, atualmente são reconhecidos 3 tipos de alongamentos, são eles:
Alongamento dinâmico: Se trata de movimentações que possam progredir, fazendo com que tenha aumento gradual da amplitude e velocidade. Esse tipo de exercício é muito utilizado por atletas de corrida e salto.
Alongamento estático: É feito quando o corpo está em repouso, fazendo o alongamento de todo o corpo em movimentos lentos, intencionais e progressivo. É realizado quando a posição é mantida por alguns segundos e costuma ser praticada por atletas e dançarinos que necessitam da flexibilidade.
Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva: O FNP é usado em reabilitações, ou seja, é muito utilizado em pacientes que por algum motivo perderam alguns movimentos, assim é aplicada a resistência manual para conquistar e estimular os receptores neurais do músculo.
Incorporando o alongamento à sua rotina
O alongamento pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. É importante realizar os alongamentos de forma suave e controlada, sem forçar os limites do seu corpo. Mantenha cada alongamento por 30 segundos a 1 minuto, respirando profundamente durante todo o processo.
Para iniciantes, é recomendável realizar alongamentos leves por 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por semana. Com o tempo, você pode aumentar a duração e a frequência dos alongamentos, de acordo com sua condição física e seus objetivos.
É importante lembrar que todo e qualquer exercício e aquecimento deve ser feito de forma adequada e segura, evitando forçar os músculos além de seus limites.
Se você tiver alguma condição médica específica é recomendado consultar um profissional de saúde ou especialista para auxiliar na técnica e execução.
Pode te interessar também: 10 Dicas para iniciar na musculação