Leite é inflamatório?
Postado em 25/12/2024 às 08h:15
De tempos em tempos, alguns alimentos que antes eram considerados essenciais para uma alimentação saudável são questionados e apontados como prejudiciais à saúde, como é o caso do leite. O leite é uma fonte importante de nutrientes para os bebês e é visto como um aliado na alimentação saudável na terceira idade. Ele é rico em proteínas de alto valor biológico, além de ser uma ótima fonte de cálcio. Embora muitas pessoas considerem seu consumo benigno, outras acreditam que o leite é inflamatório.
Porque o leite é considerado inflamatório?
Durante muito tempo esse alimento foi considerado uma fonte de nutrientes de alta qualidade. No entanto, há agora aqueles que argumentam que o leite não deve ser consumido pois pode causar vários problemas de saúde e ter efeitos nocivos no corpo.
Primeiramente, deve-se ter em mente que não se deve considerar um único alimento como prejudicial ou saudável, mas sim avaliar a alimentação e o estilo de vida como um todo, e como o corpo é capaz de lidar com esses alimentos, o que pode resultar em consequências positivas ou negativas.
O leite por si só não pode ser considerado exatamente como o problema, no entanto, a reação do organismo ao seu consumo depende da dieta em geral e da capacidade de cada organismo de digeri-lo. Algumas pessoas podem apresentar inflamação ao consumir leite, o que pode ser resultado de uma sensibilidade ou intolerância aos componentes do mesmo. Essa sensibilidade pode ser um sinal de alergia, em que mesmo uma pequena quantidade pode causar reações, ou a intolerância que apresenta sintomas quando o leite é consumido com frequência.
Diferença entre alergia e intolerância
Existe uma distinção entre as alergias e a intolerância ao leite. A alergia ocorre quando o sistema imunológico reage às proteínas, enquanto a intolerância é caracterizada pela incapacidade parcial ou total do organismo em digerir a lactose, o açúcar presente no leite e em produtos derivados. A alergia é mais prevalente em crianças, especialmente em bebês, enquanto a intolerância é mais comum em adultos e idosos. Os sintomas da alergia podem ser gástricos como vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, refluxo e dermatológicos como dermatites.
Já nos casos de intolerância os sintomas mais frequentes incluem náuseas, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. A intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de lactose ingerida e a capacidade individual de tolerância à lactose.
É importante salientar que a restrição ou exclusão de alimentos deve ser realizada somente em situações específicas e com a orientação de um nutricionista ou médico, essa medida não deve ser adotada de forma indiscriminada.
Pode te interessar também: Exercício físico e função gastrointestinal