O que é a creatina?
Postado em 06/05/2024 às 13h:42
A creatina é um conjunto de aminoácidos (glicina, arginina e metionina) produzida naturalmente pelo organismo humano e também obtida através do consumo de carnes e peixes.
Na lista de suplementos alimentares mais utilizados, a creatina promete ganho de força e aumento de massa muscular. Ela age no corpo principalmente na produção de energia para as células musculares estimulando a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando a força e potencial para atividades físicas.
No caso da creatina, nosso corpo produz uma quantidade limitada, cerca de apenas 1g por dia, assim, a suplementação é uma grande aliada para quem necessita de maiores quantidades, como atletas, praticantes de musculação ou de esportes que exigem grande esforço e rápida recuperação.
O suplemento é facilmente encontrado e pode ser comprado sem prescrição médica, no entanto, é importante lembrar que antes de fazer uso de qualquer suplementação se faz necessário a procura por um profissional especializado para orientar a dieta.
Quanto à quantidade por dia, existem diferentes estratégias de consumo, que podem variar de acordo com a intensidade do treino ou peso do atleta, por exemplo.
Assim, também não há regras sobre o melhor momento para consumir a creatina, se antes ou após o treino, uma vez que os benefícios do suplemento não acontecem de maneira imediata, mas são obtidos por meio da regularidade. A creatina é encontrada geralmente em pó, podendo ser diluída em água ou em outra bebida da preferência ou até mesmo consumida juntamente com uma refeição.
Aqui, vale ressaltar que uma dieta balanceada e rica em nutrientes sempre será a sua maior aliada para obter os melhores resultados.
Existem algumas dúvidas comuns sobre o uso da creatina. Engorda? Há efeitos colaterais? Causa problemas renais? Quase todos esses questionamentos são mitos, sem nenhuma comprovação científica.
Aliás, alguns benefícios são atribuídos a esse suplemento. Quer saber quais? Leia aqui!