O que é neurociência e o que ela estuda?
Postado em 13/07/2023 às 14h:52
O que há por trás das emoções? Por que cada indivíduo age e reage de forma diferente? O que você sabe sobre neurociência? A neurociência é o campo multidisciplinar que estuda o sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos, bem como sua relação com o comportamento, cognição, emoções, percepção, consciência, doenças neurodegenerativas e outros aspectos da mente.
Ela busca explorar a estrutura e a função do sistema nervoso em diferentes níveis, desde as células individuais até redes neuronais complexas e sistemas cerebrais. Isso envolve o estudo das propriedades elétricas e químicas dos neurônios, a organização anatômica, os mecanismos de plasticidade neural (capacidade do cérebro de se modificar) e as bases neurais de processos cognitivos, como aprendizado, memória, linguagem e tomada de decisão.
O cérebro é um órgão que envolve muitos mistérios, principalmente devido às dificuldades em estudar suas interações. É uma área de pesquisa que combina conhecimentos e métodos da biologia, psicologia, medicina, matemática, física e outras disciplinas relacionadas para compreender como o sistema nervoso funciona e como ele influencia o comportamento.
A neurociência também investiga as causas e os mecanismos subjacentes a doenças e distúrbios neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, a esquizofrenia, o autismo e a depressão. Através de várias técnicas de pesquisa, como a neuroimagem, a eletroencefalografia (EEG) e a estimulação cerebral, os neurocientistas procuram compreender as alterações estruturais e funcionais que ocorrem no sistema nervoso em condições normais e patológicas.
Em resumo, a neurociência é uma disciplina que busca desvendar os mistérios do cérebro e do sistema nervoso, fornecendo uma compreensão mais profunda de como esses sistemas influenciam as experiências e comportamentos.
Ramos reconhecidos e estudados pela neurociência:
Neuropsicologia – Representa uma interface entre Neurologia e Psicologia.
Busca compreender de que maneira o cérebro influencia no comportamento, nas funções cognitivas.
Neurociência cognitiva – aborda o pensamento, aprendizado e memória.
Neurociência comportamental – tem relação com a psicologia comportamental.
Analisa a correlação entre fatores internos (como pensamento e emoções) e nosso comportamento perceptível (gestos, fala).
Neuroanatomia – estuda a estrutura anatômica dos componentes do sistema nervoso e suas funções.
Neurofisiologia – pesquisa as funções do sistema nervoso.
Pode te interessar também: O que é síndrome de Tourette?
Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento Humano
Amplie seus conhecimentos sobre domínios cognitivos, sociais e genéticos
A compreensão do comportamento humano é uma área em constante crescimento que requer profissionais especializados para trabalhar diretamente com ela fornecendo insights relevantes sobre as funções que impactam as emoções, pensamentos e ações dos indivíduos.
Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre as funções do sistema nervoso, desenvolvimento e comportamento humano e se tornar um especialista no segmento?
A pós-graduação em Neurociências e Comportamento Humano da Faculdade UNIGUAÇU tem por objetivo construir um processo de formação profissional numa leitura interdisciplinar das ciências do comportamento através de diversos domínios, como cognitivos, comportamentais, históricos, sociais, genéticos, anatômicos, fisiológicos e computacionais na dimensão da vida humana em sociedade.
Nosso corpo docente multidisciplinar é formado por um seleto grupo de professores PhDs, Doutores, Mestres e Especialistas que trazem para a sala de aula toda a sua experiência prática do dia a dia.
Expanda seus conhecimentos sobre domínios cognitivos, sociais e genéticos com os melhores experts do cenário!
Qual o público alvo para essa pós?
É voltada para todas e todos, sem distinção de gênero. É dirigida a profissionais e estudantes como psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, biólogos, médicos, biomédicos, pedagogos, profissionais de educação física e demais interessados no conjunto de saberes distribuídos nas disciplinas que constituem a Pós.
Qual a relevância dessa pós para o futuro do aluno e como isso o ajudará em sua carreira?
A formação profissional em Neurociências e Comportamento Humano pauta-se pelo domínio de todos instrumentos necessários para a realização de uma prática com consistência teórico-reflexiva onde quer que este saber possa ser aplicado frente ao público trabalhado. O futuro aluno terá competência para lidar com desafios quanto à multiplicidade de fenômenos envolvidos no comportamento individual e social.
Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação (exceto Medicina do Esporte).
Para mais informações, fale com um dos nossos consultores clicando AQUI!