Para que serve a remada aberta?
Postado em 29/01/2025 às 11h:25
A remada aberta é um exercício de treinamento de força que tem como objetivo principal fortalecer e desenvolver os músculos das costas, em particular o grupo muscular denominados “dorsais”. Ela é realizada com o uso de uma barra, halteres ou uma máquina e envolve a puxada da barra em direção ao corpo, mantendo as curvaturas afastadas dos lados e os ombros retraídos.
Esse exercício é semelhante ao supino reverso, mas com o movimento de puxar o peso em direção ao tórax, em vez de empurrá-lo. Reconhecido como um dos mais eficazes para fortalecer as costas, ele também desempenha um papel importante na correção da má postura, ajudando a alinhar os ombros em uma posição neutra. Além disso, uma de suas principais vantagens é a variedade de variações disponíveis, o que permite personalizar o exercício e focar em diferentes áreas específicas.
Leia também: Para que serve o agachamento?
Seus benefícios incluem também o desenvolvimento da força e da massa muscular nas costas, o fortalecimento dos ombros e dos músculos estabilizadores, além da promoção de um melhor desempenho em atividades que envolvem a puxada ou a empurrada.
Ao realizar a remada aberta, é essencial priorizar a técnica e a postura correta para evitar lesões e maximizar os resultados. Antes de começar qualquer exercício, não esqueça de fazer um aquecimento adequado para preparar os músculos e articulações.
Além disso, não exagere no peso – é melhor aumentar gradualmente a carga para garantir a execução correta do movimento bem como seguir as orientações adequadas em relação às repetições e intervalos.
Lembre-se, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é recomendável buscar orientação de um profissional para garantir que a execução seja correta e segura, evitando lesões e maximizando os benefícios do treinamento. E, por fim, ouça sempre seu corpo e descanse quando necessário, respeitando seus limites.
Assista também a um vídeo com a execução correta do exercício sob orientação do professor e coordenador da Pós-Graduação em Biomecânica e Cinesiologia, Dr. Rodrigo Fenner, Ph.d.