Por que é tão importante cuidar da saúde mental?
Postado em 19/04/2024 às 09h:00
O cuidado com a saúde mental é um dos principais aspectos da vida que garante o bem-estar. Juntamente com a saúde física, a área mental faz parte das necessidades que adquirimos ao longo da vida. Em alguns casos a saúde mental é negligenciada, assim causando diversos problemas psicológicos, que consequentemente afetam a vida de um modo geral.
Um psicológico saudável influencia em melhores condições físicas, atividades que envolvem o trabalho cerebral e o bem-estar pessoal. Dessa forma, é importante manter uma mente com melhores condições para lidar com situações desafiadoras e momentos de tensão.
Como consequência disso, essa é uma maneira de se tornar mais produtivo e atento às inúmeras vivências do dia a dia. Caso contrário, a falta de cuidados à mente pode desenvolver transtornos/doenças mentais com o passar do tempo, tais como:
Depressão
Ansiedade
Fobia social
Bipolaridade
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Síndrome do pânico
Certo, mas como identificar a necessidade da intervenção profissional?
Primeiramente é preciso compreender que a procura por um profissional da área da saúde mental pode ser requisitada mesmo sem haver suspeita de doenças mentais. Pois, diante da correria diária que a maioria das pessoas se encontram atualmente, é comum surgir dúvidas, questionamentos e estresses em relação a algumas situações do cotidiano, por isso as terapias se tornaram mais conhecidas e benéficas com o passar do tempo.
A necessidade de suporte psicológico pode variar de acordo com a idade da pessoa e os motivos que ela apresenta. Em adultos os sinais podem ser: sentimentos de tristeza ou estresse; dificuldades em algumas relações; falta de sono ou apetite. Já em jovens e crianças os sinais costumam ser: mudança repentina de comportamento e humor; isolamento social ou falta de interesse em atividades que antes eram praticadas com facilidade e entusiasmo; perda de sono, pesadelos constantes e dificuldades no processo de aprendizado.
Durante o processo de tratamento tenha em mente um exemplo, imagine uma construção, assim irá conseguir entender que para manter o equilíbrio mental em dia e proporcionar uma boa qualidade de vida a si mesmo, não existe receita a ser seguida. Por isso, é importante procurar um profissional e seguir a risca todas as suas orientações.
Pode te interessar também: A importância dos exercícios físicos para controle da ansiedade