4 benefícios do chocolate para a saúde | Uniguaçu 4 benefícios do chocolate para a saúde | Uniguaçu

4 benefícios do chocolate para a saúde

Postado em 04/10/2024 às 17h:30

Hummm, chocolate… aquela maravilha que muitos simplesmente não conseguem resistir… Uma boa notícia – embora talvez nem seja necessário mais um motivo para se deliciar com um dos alimentos mais adorados do mundo – o chocolate pode realmente trazer benefícios para a saúde. O chocolate é um alimento popular que é apreciado por pessoas de todas as idades. É feito a partir das sementes do cacaueiro, que são fermentadas, secas, torradas e moídas. O pó resultante é então misturado com manteiga de cacau, açúcar e outros ingredientes. Ele se mostrou uma boa fonte de antioxidantes, que são os compostos que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos, além de magnésio, ferro e potássio.

Pode te interessar também: Quais são os benefícios e malefícios do café?

A realidade é que o chocolate carrega certos conceitos arraigados, principalmente ligados às vantagens ou desvantagens que o alimento pode trazer à saúde e por vezes vira alvo de estudos científicos. Sim, a ciência valida que o chocolate, aqui principalmente falamos do tipo meio amargo e amargo proporcionam vantagens ao cérebro e à saúde mental – o que não implica que uma maior quantidade seja necessariamente mais benéfica. Alguns benefícios incluem: 

Saúde do coração e fluxo sanguíneo
O chocolate contém antioxidantes poderosos que agem ao proteger os tecidos contra o estresse oxidativo. Eles reduzem a oxidação das gorduras, melhoram o fluxo sanguíneo e a função cognitiva. Seu consumo pode ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Redução de estresse e melhora do humor
Promove a liberação de endorfinas e eleva os níveis de serotonina no organismo, uma substância com propriedades antidepressivas naturais. Isso resulta na melhoria do humor, no aumento da sensação de bem-estar e na redução do estresse.

Sensação de saciedade
O chocolate contém fibras, o que auxilia no aumento da sensação de saciedade durante os intervalos entre as refeições, resultando na redução do apetite e na facilitação do controle do peso corporal. Entretanto, considerando que o chocolate é densamente calórico, é aconselhável consumi-lo com moderação e preferencialmente os com graduação de +60% de cacau para aproveitar plenamente esse benefício.

Fornecimento de energia 
É um alimento energético que apresenta uma combinação substancial de carboidratos e gorduras. Ele é abundante em calorias e serve como um suplemento nutricional altamente eficaz, especialmente indicado para indivíduos envolvidos em treinamentos intensos ou em atividades laborais que exigem um considerável desgaste físico.

É importante lembrar que o chocolate também é calórico e rico em gordura. Portanto, é importante consumi-lo com moderação.
Uma porção de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau é considerada uma opção saudável. Aqui estão algumas dicas para escolher um chocolate saudável:

  • Escolha chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau.
  • Evite chocolates com alto teor de açúcar, gordura e outros ingredientes artificiais.
  • Escolha chocolates que sejam feitos com ingredientes frescos e naturais.
  • Consuma chocolate com moderação.

Claro, isso não é uma desculpa para exageros, mas é bom saber que um pedacinho de chocolate pode ter mais vantagens do que a gente imaginava, afinal vamos combinar, um chocolatinho de vez em quando certamente alegra o dia, não é mesmo?

Leia também: Alimentos para melhorar a microbiota intestinal

Compartilhe:

Veja também

O que é Nutrição Esportiva?

O objetivo da nutrição esportiva vai além de buscar resultados para atletas, abrangendo também a promoção da saúde e performance para todos.

Exercícios para o latíssimo do d...

Aprenda a executar uma conjugação de exercícios para o latíssimo do dorso com o professor Dr. Thiago Trindade.

O que ocorre no corpo durante o ...

O processo de emagrecimento nada mais é do que um processo de catabolismo, transformando moléculas grandes em moléculas pequenas.