Resposta anabólica à ingestão de proteínas | Uniguaçu Resposta anabólica à ingestão de proteínas | Uniguaçu

Resposta anabólica à ingestão de proteínas

Postado em 03/07/2024 às 11h:31

Um estudo recente (TROMMELEN, 2023) mostrou que a resposta anabólica à ingestão de proteínas não tem limite superior aparente em magnitude e duração in vivo em humanos. Isso derruba a ideia de que nosso corpo não consegue aproveitar mais do que 20-30 g de proteínas por refeição. Mas também não significa que aumentar a ingestão proteica acima de ~2,0 g/kg/dia irá gerar mais HIPERTROFIA.

O que está em jogo é a necessidade de um fracionamento da ingestão proteica em ~3-6 refeições ao longo do dia. Ao que parece, a ingestão proteica fracionada em 1-3 refeições “pode” ser suficiente para maximizar a síntese proteica muscular. No entanto, não temos dados suficientes para afirmar que comer 1x ao dia seja suficiente para otimizar a resposta anabólica (HIPERTROFIA), sendo prudente manter um fracionamento de pelo menos 3 refeições ao dia para quem deseja otimizar a hipertrofia.

A ingestão de proteínas resulta num aumento dependente da dose na disponibilidade de aminoácidos derivados de proteínas dietéticas e num aumento concomitante nas taxas de síntese proteica muscular e de corpo inteiro. Ou seja, uma dose alta de proteína (100g) elevou mais a síntese proteica do que uma dose moderada (25g).

O aumento pós-prandial na disponibilidade de aminoácidos plasmáticos tem um impacto insignificante na degradação de proteínas em todo o corpo ou nas taxas de oxidação de aminoácidos pós-prandial.

Referência:
The anabolic response to protein ingestion during recovery from exercise has no upper limit in magnitude and duration in vivo in humans.
Jorn Trommelen et al. Cell Rep Med. 2023.

Artigo escrito por: Me. Dudu Haluch
Professor coordenador dos cursos de pós-graduação em Emagrecimento e Metabolismo, Nutrição Esportiva e Bioquímica e Metabolismo Humano na Faculdade UNIGUAÇU.

A Faculdade UNIGUAÇU presta um trabalho contra a desinformação e te guia a caminho do conhecimento com fatos! #ConhecimentoComFatos

SOBRE O AUTOR:
Possui graduação em Nutrição (UNIBRASIL), bacharelado em física (UFPR), mestrado em física (USP); é autor de 4 livros e diversos e-books; coordenador de cursos de pós-graduação na UNIGUAÇU, professor de diversos cursos de pós-graduação; tem ampla experiência prática trabalhando com emagrecimento, hipertrofia muscular e preparação de atletas de fisiculturismo.

CURRICULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6945830857795684

Compartilhe:

Veja também

Proteínas e aminoácidos essenciais

Muitas pessoas acreditam que é necessário consumir altas quantidades de proteínas e aminoácidos essenciais para ganhar massa muscular.

Existe suplemento para controlar...

Pode-se controlar a pressão arterial através da produção de substâncias como o óxido nítrico, nitratos e a arginina.

Tudo que você precisa saber sobr...

Existem algumas polêmicas sobre musculação feminina. O professor Dr. Rodrigo Fenner, PhD esclarece nesse artigo.