Proteja seu pet contra as zoonoses e doenças infecciosas Proteja seu pet contra as zoonoses e doenças infecciosas

Julho Dourado: Entenda a importância de prevenir as Zoonoses e como a vacinação animal pode evitar as doenças infecciosas 

Postado em 09/07/2024 às 10h:40

Neste mês, o cuidado com os pets ganham um destaque. Julho Dourado é uma campanha voltada ao mundo animal, trazendo assuntos importantes à tona, e no Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola vamos abordar 3 temáticas super importantes: a conscientização das zoonoses, importância da vacinação dos animais de estimação e também a reflexão sobre o abandono dos animais.

Essa campanha tem como principal objetivo alertar os tutores sobre como é essencial manter a vacinação do pet em dia, destacando a importância do cuidado que é necessário ter contra as zoonoses e doenças graves que podem afetar a saúde do seu melhor amigo.

“A vacinação dos animais é importante para prevenir as inúmeras doenças infectocontagiosas que podem se proliferar e serem transmitidas para outros pets, assim afetando a saúde dos cães e gatos.”, explica a Médica Veterinária que atende no HVU, especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais, em Zoonoses e Saúde Pública, Me. Gisele Seberino.

A imunização dos animais pode ter início a partir dos 45 dias de vida do pet, as primeiras vacinas devem ser indicadas por um Médico Veterinário, e podem os proteger de diversas doenças.

Para os cães é essencial que eles estejam imunizados desde pequenos com as seguintes vacinas: antirrábica para proteger o pet da raiva e a polivalente (V10) que protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, entre outras doenças.

Já para os gatos, é importante mantê-los protegidos com: polivalente V5, que vai mantê-lo protegido de diversas doenças, incluindo a leucemia felina, que pode ser fatal, passando de um animal para outro e sem cura, e a vacina antirrábica também é importante para os gatos, pois imuniza contra a raiva. 

Lembrando, é de extrema importância que para alguns tipos de imunização seja realizado um reforço anual, para que assim o seu pet permaneça seguro, então, tenha contato com um Médico Veterinário e mantenha a vacinação do seu animal de estimação em dia.

Os cães e gatos são grandes amigos das pessoas, por isso alguns cuidados são necessários, afinal, eles podem transmitir algumas doenças, tanto entre eles, como para os seres humanos, além de poder ser transmitida do humano para os animais. Por isso, é essencial entendermos um pouco mais sobre as zoonoses que podem afetar a todos que têm contato com o animal contaminado.

As zoonoses se tratam de doenças infecciosas altamente perigosas, pois podem afetar os animais e os humanos, por isso, é importante que todos entendam que para se manterem seguros é preciso manter o seu animal de estimação seguro. A transmissão pode vir de ambos, acontecendo de forma direta com secreções ou contato físico como: saliva, sangue, urina, fezes, arranhões ou mordidas.

Segundo a Médica Veterinária, as principais zoonoses que podem afetar as pessoas e os animais de estimação são: 

Raiva;

Leishmaniose;

Verminoses;

Toxoplasmose;

Leptospirose.

“É importante que todos entendam um pouco mais sobre essas doenças e consigam de alguma forma preveni-las. Aqui na nossa região temos algumas zoonoses que mais podem afetar os animais que são a leishmaniose, raiva e esporotricose. Dentre esses exemplos, a única que tem vacina é a raiva, por isso, é essencial que os tutores entendam sobre as diversas zoonoses que podem fazer mal não somente aos animais, mas também as pessoas.”, ressalta a Médica Veterinária.

Chegou a hora de atualizar o protocolo vacinal do seu pet! Durante todo o mês de julho estaremos com condições especiais nas vacinas no HVU. Não adie mais, entre em contato agora mesmo e garanta a vacina do seu pet: (45) 3565-303

Outra questão muito abordada e necessária neste mês é o abandono animal. Conforme as pesquisas feitas e divulgadas no início de 2024, pelo Instituto Pet Brasil, o país tem 184.960 animais abandonados ou resgatados por maus tratos. Entre esse número, 96% são cachorros e 4% gatos. Somente na região Sul do Brasil, temos 33.172 animais abandonados ou acolhidos por protetores e ONGs. 

No sábado (20/07) haverá feira de adoção no HVU, juntos podemos mudar o futuro desses animais, venha adotar um amigo! 

O HVU apoia essa causa, vacine e adote!

Compartilhe:

Veja também

Faculdade UNIGUAÇU agradece parc...

Com uma oferta educacional que abrange cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, a Faculdade UNIGUAÇU...

FACULDADE UNIGUAÇU INFORMA: AIND...

Essa é a chance de você começar a faculdade ainda este ano e parar de adiar seus sonhos...

Arnold South America: Veja o que...

Se tem uma coisa que faz parte da nossa identidade, é poder levar a Faculdade UNIGUAÇU em eventos e mostrar para as pessoas que nosso ensino é realmente sem limites.