O que é periodização de treino?
Postado em 28/05/2024 às 10h:50
A importância da prática regular de atividades físicas é amplamente reconhecida na busca por um estilo de vida saudável, objetivos estéticos, além dos benefícios mentais e funcionais.
Em um programa de treinamento, atletas profissionais ou amadores passam por diversas fases de adaptação. A adaptação aos exercícios é um processo fundamental, independentemente do nível de condicionamento físico inicial, permitindo que o corpo se ajuste e se fortaleça ao longo do tempo.
Nesse contexto, você já ouviu falar em periodização de treino?
Basicamente essa abordagem consiste em dividir o treinamento em distintas fases, cada uma com suas próprias características e metas específicas. Essa metodologia organiza e estrutura o planejamento de exercícios físicos ao longo de um período com o objetivo de estimular ajustes e aprimorar o rendimento físico auxiliando atletas ou indivíduos que treinam a alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz.
A técnica é baseada na ideia de que o corpo humano se adapta ao estresse do treinamento com o tempo. Se o treinamento for mantido no mesmo nível de intensidade e volume, o corpo eventualmente atingirá o popular e temido efeito platô — o estágio no qual as pessoas param de obter ganhos.
Pode interessar também: O que é o efeito platô no emagrecimento e como sair dele?
A proposta é diversificar a intensidade, o volume e os exercícios em intervalos específicos, otimizando os ganhos de força, resistência, velocidade e habilidades técnicas e sendo fundamental na prevenção de lesões decorrentes do excesso de treinamento (overtraining).
Existem diferentes tipos de periodização, cada um com suas próprias características, sendo as mais comuns:
Periodização linear: o volume e a intensidade do treinamento são progressivamente aumentados ao longo do tempo.
Periodização ondulatória: o volume e a intensidade do treinamento variam periodicamente, em um padrão oscilatório.
Periodização blocada: o treinamento é dividido em blocos, cada um com um objetivo específico.
A escolha do tipo de periodização mais adequado depende dos objetivos individuais bem como das condições físicas e de saúde.
Lembrando que se faz essencial a busca por uma orientação profissional para orientação adequada em qualquer atividade física, respeitando limites individuais e adotando uma abordagem gradual e consistente para alcançar resultados positivos e duradouros.
Leia também: 10 exercícios para ganhar massa muscular